terça-feira, 29 de junho de 2010

Segundo aos dados do SEBRAE, no ano 2000 houve um grande avanço no mercado de eventos, incentivando a abertura de empresas voltadas para esse tipo de mercado, definindo um consumidor mais exigente que utiliza cada vez mais de fatores subjetivos para escolher os produtos/serviços ofertados por essas empresas.

Por causa dessa exigência, passa-se a se tornar um fator fundamental para as empresas manter uma boa imagem junto ao público, pois um dos fatores subjetivos mais eficazes para a escolha de um produto/empresa é a sua imagem organizacional.

A imagem organizacional nada mais é como a forma que a empresa se utiliza para se comunicar com o seu mercado, seu público-alvo. A idéia de uma empresa investir em sua imagem organizacional é fixar seus produtos no mercado, para que sejam constantemente relembrados. Na imagem organizacional, os fatos são mais importantes que as palavras, dando como exemplo a rede de lojas VIDE-BULA que por causa de sua má administração deixou transparecer esse fato ao seu mercado através de suas crises financeiras, distanciando seus clientes de seus produtos.

A imagem organizacional é única, ou seja, individual, cada indivíduo possui a sua forma de “se ver” e “se refletir” no espelho (mercado). A forma como cada um vai cuidar dessas formas de ser ver e se refletir é que vai ditar qual será a sua imagem diante do mercado. Dessa forma, pode-se dizer que a imagem é o resultado de diversos atributos que se somam para formar o conceito de um produto.

O estudo dessa imagem deve levar em conta qual o posicionamento de mercado que a empresa em estudo possui ou deseja possui, dando origem para a criação de uma imagem sólida que poderá trazer grande vantagem, além de um retorno comercial.

A imagem que uma empresa conquista é o reflexo de seu posicionamento que, no futuro, pode gerar grande dificuldade para mudar a imagem que foi criada. Por isso, é importante estudar a imagem que o publico tem da empresa e desenvolver em cima desses estudos, estratégias de marketing adequadas para melhorar sua comunicação com o mercado. Uma empresa tem que ter uma imagem correta e coerente ao que produz/vende.

O principal objetivo para trabalhar a imagem organizacional de uma empresa se reside no fato de a imagem influenciar o relacionamento da empresa com seus diversos públicos.

Texto: Davi Smith

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